segunda-feira, fevereiro 12

Afinal o que nos motiva??


Motivação – “Conjunto de forças internas que mobilização o indivíduo para atingir um dado objectivo como resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio.”

Basicamente o que nos leva a criar um blog??
E a ler e comentar algo que outra pessoa, desconhecidos na sua grande maioria, escreveu??!?
O que nos faz interagir com alguém que nunca vimos que não conhecemos que não nos “aquece nem arrefece”??

Este tipo de motivação insere-se, a meu ver, no caso das motivações secundárias e/ou culturais, as motivações sociais, em que temos como exemplo a necessidade de convivência, reconhecimento, êxito social, segurança, etc.
É centrada no indivíduo, que tem por base o desejo de segurança, de ser aceite, de pertencer a um grupo, de alcançar um estatuto social elevado, etc.

Partindo deste pressuposto, então o que nos motiva a vilipendiar sistematicamente, aquilo que outros escrevem, as suas realidades, as suas manias, aquilo que escolhem partilhar nos seus espaços públicos, como é o caso de um blog??

Será a frustração??
Quando o indivíduo está motivado para atingir um dado objectivo, e por um obstáculo qualquer não o consegue atingir. Este sentimento depende de muitos factores: personalidade do sujeito, idade, natureza da motivação, tipo de obstáculo, etc.

Se considerarmos que um blog apesar de ser um espaço público é uma “morada virtual” que só visitamos porque assim o queremos, então por que razão pululam os comentários danosos, agressivos, em tom de superioridade, os comentários que têm como única razão de existir a “satisfação” de quem os faz??

Se é verdade que os Blogs são espaços abertos a todos os comentadores, também é verdade que os há mais ou menos interessantes.
Não esquecendo que aquilo que para uns tem muito interesse para outros é ridiculamente grosseiro.

Por que razão se tornou tão importante agradar a “gregos e troianos”, e ser os melhores em escrita da língua portuguesa, gramática, conteúdos, etc.??!?

Por que razão não são os blogs exactamente aquilo que são, uns melhores, outros piores, uns mais interessantes outros menos, afinal são espaços públicos mas de gestão privada.

Não são impingidos a ninguém e nesta fase da evolução humana seria de supor que já houvesse mais respeito pela individualidade de cada um, e menos motivação tacanha de “deitar abaixo” o próximo, só porque sim...

No entanto e citando uma carissíma amiga "...sobreviver na blogosfera também passa por aí... por aceitar as críticas..."

50 comentários:

marta r disse...

Foste claríssima, Aninhas. Eu não tirava nem acrescentava uma única palavra a este teu texto.

E concordo com a amiga citada no final do post. Ter um blog - além de representar a infinita liberdade de escrever aquilo que se quer sem preocupações de agradar aos outros - é também um teste à nossa capacidade de encaixe.

Fallen Angel disse...

Aninhas...

( Já desinchou? )

Custódia C. disse...

Nem mais! Parabéns Aninhas!
Não podias ter sido mais directa!
Eu costumo dizer, só entra quem quer. Quem não quer, procure outras paragens, porque tem muito por onde escolher.

eu mesma! disse...

concordo em absoluto!
bjs

Peste disse...

fantástico... até q enfim... alguiém com 2 dedos de testa!!!

Parabéns... nada melhor q o teu post para concluir o q escrevi no meu sobre blogs e blogers

Parabéns

asdrubal tudo bem disse...

tens toda a razão está muito bom este texto e a conclusão certissima. as pessoa ridiculamente sentem-se muito ofendidas quando são criticadas e quando as pessoas não concordam com elas. Parece que só têm um blog para terem alguém que as bajule.

P.S. Não sei se te fez bem ao ego e ao fisico a tua plástica mas lá que te deu inspiração isso deu :-)

Aninhas disse...

Epá tive que fazer aqui uma limpeza que pelos vistos o tema é mesmo danado...
A caixa de comentários estava cheia de coment deleted...

Martuxa
A amiga citada é de uma clarividência que me esmaga!!! Costumo chamar-lhe acutilante!!

lol
;))

Fallen Angel
Eu disse dias... dias...
Não horas.
Vai desinchando...
;))

Custódia CC
Tu por exemplo és sempre bem vinda!!!
bjs**
:))

Eu mesma
Pois então, outra coisa não esperava de ti!
:))

Peste
Fiquei a "precisar" de ir ler o que escreveste acerca de blogs e blogers...
Vou actualizar-me e já volto...
Ah, e obrigada.
:))

Asdrubal
Eis que ia um belo comentário e não é que no fim me bajulas??
"Não sei se te fez bem ao ego e ao fisico a tua plástica mas lá que te deu inspiração isso deu "
Oh meus amigos...
Num habia necessidade...
LOL
Tenho dias...
:))

Nanny disse...

Menina

Deixei-te um desafio lá no meu canto, desculpa, mas teve de ser...

Beijo da gata

Nanny disse...

Venho agora para te comentar à séria (vou fazer cara séria e tudo)

Isto do universo da blogo (mania a minha de criar diminuitivos para tudo) vive, e é feito de quem cá escreve, e também de quem comenta.
Uma boa parte de nós (olha ela a incluir-se) continuaria a escrever mesmo que ninguém lesse ou comentasse. Existem mesmo blogs onde não se pode deixar qqr comentário.
Mas estou convicta de que não teria metade da piada, nem nos daria 1/4 da vontade de continuar a escrever.
Entrei neste universo, que me era completamente desconhecido, apenas em Novembro passado e hoje dificilmente passo um dia sem aqui vir... criam-se laços com estranhos que se tornam conhecidos, com personagens que assumem personalidades quase palpáveis e com CROMOS, CLARO!
Dou-me ao direito de lhes refilar, de lhes puxar as orelhas, de lhes ralhar ou mesmo de os gozar, sempre que me incomodam para além do admissível e depois bye-bye, que esta vidinha da blogo não serve para essas merdas!!!

Beijoca da gata

Pedro Fonseca disse...

Aninha ao seu estilo. Directa, frontal. Tal como eu gosto. Continua!! :)

Vício disse...

posso-te dizer que tambem já recebi comentarios anonimos ofensivos! mas sei que havia algo pessoal envolvido.
os que ofendem "porque sim" nunca entendi mas em qualquer dos casos concordo com a frustração!

Gaja Boa 2 disse...

Concordo com quase tudo. Aquela parte da frustação é que não...mas são opiniões.
Agora que ha gentinha que mais valia tar quieto...lá isso é verdade.
Se a um blog só vai quem quer, porque raio sismam em deixar comentarios menos dignos e anónimos??? Não percebo
bjs solidarios

Ci Dream disse...

concordo com a tua opinião...:)

eu criei o meu espaço, volto a repetir "o meu espaço" por necessidade de me libertar...e dá resultado...são todos bem vindos que eu recebo td a gente...mas nem sempre as criticas caiem bem...e cortasse o mal pela raiz...independentemente de me visitarem ou n continuaria a escrever como sempre...:)

beijinhos da ci

toca disse...

A avaliar pelos comentários, acho que ninguém percebeu nada do que escreveste e também não dizem coisa com coisa. Mas parece que afinal vem ao blog quem quer, cometa o que quer e aguenta os comentários quem tem "tomates".São todos muito frontais, expoêm-se publicamente,gostam todos de falar com desconhecidos (que divertido!), mas depois não se aguentam à bronca!

Peste disse...

Tb levaste uma linkadela

beijocas

Peste disse...

olha eu hoje tou a ser bombardeada por impotentes que têm a boca mais suja que a fossa..

é melhor nem lá ires q tá bravo

enfim... deve ser da fama...

A inveja... e frustração... é do caneco...

Aninhas disse...

Nanny gatucha`´E como dizes. Realmente se não houvesse interacção isto dos blogs nao teria piada e venham de lá as críticas.
Mesmo as más, desde que tenham um propósito, uma finalidade.
Aborrece-me recorrer à moderação de comentários, mas enfim...

Como tu, antes de 11.06 não fazia ideia disto dos blogs e aterrei aqui meio por acaso, mas dá-me gozo esta partilha.

Adiante...adiante!
:)))

Pedro
Mudei um pouco o "registo". Daí o reeboot...
Mas acho que para melhor.

No teu blog tive discussões acesas, contigo, com o Calvin... Mas apesar de opiniões diferentes, muitas vezes secundadas por alguns ataques ao português, ou à maneira de escrever, sempre se manteve o respeito e adoro visitar os vossos blogs e tenho-vos em altíssima conta!
Que é feito do Calvin, esse corrector ortográfico, que me "abortava" os erros de escrita à nascença??!?
"Osmóticamente" falando, aprendi com voçes e manteve-se o respeito mutúo.
Talvez porque as pessoas envolvidas sempre foram educadas e desprovidas de intenções maldosas.
:)))

Vicio
A frustração tem duas abordagens neste caso.
A nossa frustração por estarmos a ser atacados mas especialmente a frustração de quem não tendo nada para escrever, ou não tendo capacidade para tal, se entretem a moer o juizo aos outros...
:))

Aninhas disse...

Gaja Boa 2
Acreditas que nem é tanto a maldade de alguns comentários é mesmo não perceber o por que que me atrofia o juizo!
Enfim...
Até parece que alguem os obriga a vir aos nossos blogs ler as nossa "parvoeiras"...
:))

Ci
Yap, acho que os blogs são para a maioria de nós, o nosso espaço.
Quem quer quer, quem gosta gosta, e quem acha ridiculo, tacanho, bera pode ir à sua vidinha.
Isto dos blogs nem é como os pop-ups...
É necessário ter a intenção de cá vir...
;))

Aninhas disse...

Toca
Precisas-te de 8 comment deleted para saíres com esta tristeza de comentário??

Já te ocorreu pensar que tu é que levas o passo trocado e não o batalhão todo??!?

Todos os comentadores perceberam exactamente onde eu queria chegar, menos tu.

Aliás, não fiques tão entusiasmado, porque o post não era para ti ou acerca de ti.

Há mais da tua laia, aqui pela blogosfera!

Ao que parece "small things amuse small minds"...

Aninhas disse...

Peste
Já lá fui...

Eh eh eh eh
Não és mulher de meias palavras!!!
LOL

:))

a mulher do lado disse...

Muito bem, Aninhas. O nosso blog é público, mas é nosso. E entra quem quer, quem não quer, pode bater a porta e não mais voltar. Acho que há uns taradinhos de plantão que se escondem no anonimato covarde e vomitam a sua frustração. Azar o deles.
Bjinhos (apesar de saber que não és muito fã...)

Francis disse...

a mim motiva-me a boa dispoção e as giraças.

quanto ao poder de encaixe é para o lado que durmo melhor pá.

é o que me apetece e quando me apetece.

Cláudia disse...

Epah...que ela vai lá vai...
Olha, o que me fez começar com o blog, foi comentar um blog que gostava muito e não permitia comentários de anonimos.
Infelizmente essa pessoa já não está entre nós.
Depois, começou por ser um vicio e gosto de escrever o meu "diário" virtual.
Beijoca e se precisares de uma babysister ;)

AGRIDOCE disse...

Concordo. Totalmente.
Será por coisas dessas que a Irritadinha me passou dos acessíveis para os acessórios?

Ah! Já nem era eu! Olha que ao início começaste a escrever muito para um dos lados, deixaste umas cedilhas fora do sítio, um assento a acentuar uma sílaba átona, dois hifens onde não há separação, etc, etc (estou a brincar! Não te atrevas a passar-me para os acessórios, também).

TCHUSSEES

damularussa disse...

Temos? Eu quero lá saber dos gregos...e dos Troianos.

Não acrescento nem mais uma linha ao que escreveste, a não ser que aprecio o que escreves e mais ainda a forma como o fazes.

Não sou grega, nem troiana.

;)

Rafeiro Perfumado disse...

Eu criei o blog para me divertir. Agora ando cá para me divertir, para aprender e para conhecer outras pessoas. No dia em que isto não se verificar, bye bye rafeiro...

Aninhas disse...

Mulher do lado
Os teus beijinhos são bem vindos.
Mais, nem pegajosos são portanto são mesmo aceites com agrado.
Mas a respeito do tema...
Mau mau é quando não gostam, mas nem por isso saiem e batem a porta...
Antes preferem ficar, e massacrar o próximo com "tiradas" venenosas e despropositadas!"
:))

Francis
Deixa ver se percebi:;
Giraças e bem dispostas com encaixes para o lado que dormes melhor??!?
LOLOLOL

Concordo. Em absoluto.
Giraços sim, mas especialmente bem dispostos é o que se quer!!
:))

Claudia
Também comecei mais ou menos por aí.
Mas que é uma seca andarem a tecer comentários desagradáveis sobre aquilo que para nós faz sentido... Lá isso é.
Quem não gosta põe na borda do prato!!!
:))


Agri
Não passas para os acessórios.
Já percebeste que gosto de quem dê luta.
Mas uma luta sáudável e educada, sem insinuações despropositadas e fora de contexto.
Tu fazes parte da galeria dos "Favoritos"!!
:)))
Tchússe-es (lol)

Aninhas disse...

Damulinha

:))

Ainda bem. Fico feliz e retribuo o galanteio!
És a damulla mais gira dos blog's!!
LOL
:)))


Rafas
Quieto com o rabo...
Nada de bye bye, vê lá se tenho que te contar uma anedota para te divertir!
Tu tens a responsabilidade acrescida de ser o meu mentor da blogosfera, logo não podes bye bye sem dares dois meses de aviso à "casa"!!!
Festas nas orelhas...
;))

Francis disse...

aninhas,

brilhante a tua conclusão.

Aninhas disse...

Toca
Talvez 10 anos de Cambridge e um "Certificate of Proficiency in English" cheguem para eu poder usar as expressões que entender, não??

Aninhas disse...

Francis
...estragas-me com mimos...

:))

Crystalzinho disse...

Bem Aninhas, nem te reconhecia com esse novo corpinho Danone!!
Quanto aos comentários maldosos só podem ser feitos por invejosos que não têm capacidade nem para assumir as próprias opiniões.
Deviam era procurar arranjar algo de útil para se ocuparem.
Bjs

Fallen Angel disse...

Aninhas...

Já?...

Sonhos e Devaneios disse...

Minha querida voce nao vai conseguir atender a todos os gostos nao. Muitos irao questionar, outros concordar, e é isto que e interessante a controversia sadia....sempre sadia....

beijos joao

Aninhas disse...

Crys
Obrigada! :))
Quanto aos comentadores da "treta"...
Rais os partam a todos pela sua tacanhez!
:))

Angel...
Vai indo... vai indo!
Mas é bom sinal, que apesar de ainda ichada já visto a minha roupa normal...
eh eh eh
Depois do edema desaparecer...
:))

Sonhos e Devaneios
Mas onde está o "sadio" em criticarem-nos recorrentemente com o único intuito de serem desagradáveis??!?
;)

aqui-há-gato disse...

Lendo assim, o meu primeiro pensamento foi...
Ela é psicologa...
Pq pensei eu?
Não sei, mas pensei em Maslow, em Weiner, em Convigton, em gajos da Motivação:)))
Ah... Atkinson... Maroto este... McClelland, passava-me para me lembrar deste:)))


Miau do Gato

Aninhas disse...

Aqui há Gato
Será...
Pode ser...

:)))

MEU DOCE AMOR disse...

Aninhas:obrigada pela tua visita.Gostei do teu post.Poucas palavras e tudo dito.

Leva os chocolates e as flores.Tudo....quero dizer...quase tudo,pois tem que dar para todos.

Um grande beijinho e refila muito.Sempre.

:))

lifeyes disse...

Uma boa análise. Falta só referir mais umas motivações como por ex o blog ser o memorando, mas isso são outras paragens.

(e ao post abaixo: cuidado agora para não deixares o que tiraste voltar de novo a encher-te o espacinho)

Fallen Angel disse...

Bom dia...

( Já?...)

Aninhas disse...

Meu doce Amor
Pois não será difícil...
Refilar é o que faço melhor. Está-me nos genes...
:))

Lifeyes
Estás muito à frente...
O blog ser o memorando??!?
:))


Fallen Angel
Daqui a nada alem da fallen ainda levas um cascudo!!
:))


João Cordeiro
Obrigada pelo apoio...e solidaiedade.
Eu também vou sonhando, mas é mais em part time...

:))

Anónimo disse...

Em primeiro lugar, o blog de cada pessoa, é um espaço seu. Quem gosta lê quem não gosta não é obrigado. Realmente existe aquele tipo de pessoas que não tem e critica talvez porque gostava de ter, os que têm blog e criticam talvez porque gostavam de ter um igual e não têm, ou ainda os que tendo ou não tendo, preferem criticar, talvez como forma de publicidade.
Em segundo lugar, felizmente que ainda existe a possibilidade de apagar os comentários de quem é mal intencionado!
Cara aninhas, encontra-se de tudo!
Eu gosto do teu! Se não gostasse não te lia! Ponto. Mas nem toda a gente é assim. Bjs
Cara aninhas,

João Cordeiro disse...

Obrigado pelo teu doce comentário.

Aninhas disse...

Noivo
Aiiiiiiiii Caramba.........

Bolas. Senti-me loira, loira, loira!
Pois muito bem explicado sim sr!!!
E não é que obviamente concordamos??!?

Bolas desculpa lá erste momento de...(acho que o tico e o teco foram de férias à neve esta semana) Loirice!

Bjs
:))

Francis disse...

aninhas,

que vingança...eu sou tão lindo...

Luís F disse...

Para mim, a melhor postura, é borrifar para os comentários idiotas...

cavalo marinho com asas disse...

Aninhas! Estás linda.... como sempre aliás!!!
Tens razão mas como sabes há para aí uma quantidade enorme de frustrados/das que adoram criticar os outros! Que pena os espelhos n falarem!!!!
A quantidade de verdades que certas pessoas ouviriam!!!
Heheheheheh....

Fallen Angel disse...

O que fiz eu?... :-(

Nada... não posso fazer nada...

Não desinchou...

Anónimo disse...

é bom sinal! apenas achei que devia realçar o teu ponto de vista:)

Aninhas disse...

Francis
Não duvido... É que não duvido!
:))

Luis
E tu achas que eu dou crédito??!
Naaa... borrifo-me! Aliás, como me borrifo para tanta coisa e para tantas opiniões.
Ainda por cima não sabendo de quem vêem.
Cagari cagaró...
bjs**
:))

Chavalita
Frustrados ou frustadas...
Já não digo nada!
Adiante...
Obrigada...
:)))


Angel
ESTÁ A DESINCHAAARRR!!!
Arre, que és de ideias fixas!
Está a ficar lindo, para que saibas!
:)))


Noivo
É sempre agradável a tua visita.
Ainda mais quando estamos no mesmo comprimento de onda.
:))